Projeto Rede Nacional de Cicloturismo cumpre uma década
Mais de 8000 quilómetros para percorrer o pais de bicicleta
Há 10 anos que o engenheiro de estradas Paulo Guerra dos Santos percorre caminhos, estradões portugueses para produzir o Road Book da Rede Nacional de Cicloturismo, que, na primeira edição tinha 870 quilómetros e dez anos depois já multiplicou a rede por dez, atingindo os 8150 km.
Os primeiros quatro anos foram de trabalho de campo, a percorrer regiões do país, que deram origem à primeira edição do road book digital, que atualmente contêm mais de 450 páginas com mapas e fotos e mais de 200 tracks de GPS. O sucesso do seu trabalho, garante, deve-se também ao “estrondoso apoio dos entusiastas dos passeios e viagens a pedal” na aquisição do road book.
Contudo, o trabalho prossegue e o ciclista admite que rede venha a crescer até aos 10 mil km, incluindo também estradas com reduzido tráfego automóvel.
Para além da rede principal, com 10 roteiros, elaborou também passeios para fins-de-semana e outros destinados a percorrer bicicletas elétricas.
Contas feitas, Paulo Guerra dos Santos garante que, nestes dez anos que andou pelo país, já pedalou à volta de 25 mil km.
Para “celebrar este marco histórico no cicloturismo em Portugal”, a edição de 2025 do road book pode ser adquirida com desconto de 35% até 31 de maio próximo, recorrendo ao código Pedalar_na_Primavera_2025-35%.
António Martins Neves